São Paulo, segunda-feira, 02 de abril de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PACÍFICO

Terremoto aciona alerta de tsunami

DA REDAÇÃO

Um forte terremoto, registrado como de 7,6 graus na escala Richter, atingiu as Ilhas Salomão na manhã de hoje, acionando um alerta de tsunami para todo o Pacífico Sul. O alerta incluiu ainda Austrália e Indonésia, e foi suspenso horas depois.
Ao menos oito pessoas foram dadas como desaparecidas, e a televisão pública japonesa NKH noticiou que há pelo menos três mortos. A polícia da capital das Ilhas Salomão, Honiara, afirmou ter recebido relatos de que ondas com vários metros de altura atingiram a cidade de Gizo, no oeste.
"Perdemos o contato por rádio com as delegacias de lá e não estamos conseguir obter uma visão clara do que está acontecendo", afirmou o sargento Godfrey Abiah.
"Dois vilarejos teriam sido completamente inundados", disse Julian McLeod, do Centro de Administração de Desastres das Ilhas Salomão. Os relatos, porém, não haviam sido confirmados até o fechamento desta edição. A capital não foi afetada.
Segundo o Centro Geológico dos EUA, o tremor ocorreu 10 km abaixo do solo oceânico e 350 km a noroeste de Honiara às 7h39 desta manhã (17h39 de ontem no horário de Brasília). O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico, que fica no Havaí (EUA), disse que um terremoto dessa magnitude pode provocar um tsunami.
Em dezembro de 2004, um tsunami no oceano Índico matou cerca de 230 mil pessoas em 12 países, numa das maiores catástrofes naturais da história.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Chávez impõe rígida lei seca em feriado e gera onda de protestos
Próximo Texto: Chile: Para ministro, TV incentivou protestos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.