São Paulo, sexta-feira, 02 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COLÔMBIA

Farc entregam a senadora restos de militar morto em cativeiro

DA FRANCE PRESSE

As Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) entregaram ontem à missão de paz liderada pela senadora Piedad Córdoba os restos mortais do coronel Julián Guevara, morto em cativeiro em 2006.
Como nas libertações dos reféns Josué Calvo e Pablo Moncayo, nos últimos dias, a entrega foi feita em um ponto predeterminado da selva ao qual Piedad chegou voando em um helicóptero das Forças Armadas brasileiras.
A entrega dos restos de Guevara completa a série de gestos unilaterais das Farc com o objetivo de alavancar as negociações com o governo colombiano para a troca de 21 reféns militares que a guerrilha ainda mantém por 500 guerrilheiros presos.
Guevara foi sequestrado em 1998. Segundo um ex-colega de cativeiro, Jairo Durán, resgatado em 2008, o militar morreu de "tristeza e desolação" pelos oito anos como refém. As Farc dizem que ele foi vítima de uma doença tropical.
Ontem, seus restos foram entregues à sua mãe, Emperatriz Castro, 73. Antes de recebê-los, ela disse à agência France Presse que esperava ansiosamente o momento. "É meu consolo que depois de anos de incerteza esperando Julián, por fim eu possa receber seu corpo para sepultá-lo como um cristão. Nesta guerra, na qual sou a grande perdedora, só a entrega do corpo do meu filho me devolverá a tranquilidade", afirmou.
Os restos mortais devem agora ser submetidos a exame para comprovar sua autenticidade.


Texto Anterior: CNBB apoia pontífice e critica mídia
Próximo Texto: Disputa: Argentina faz anúncio em que rege Malvinas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.