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Indústria paga viagens da comissão reguladora
DE NOVA YORK
DA REPORTAGEM LOCAL
Funcionários da FCC (Federal
Communications Commission),
a agência reguladora que pretende abolir uma série de restrições à
concentração de propriedade na
mídia norte-americana, receberam, nos últimos oito anos, US$
2,8 milhões em viagens custeadas
pelas empresas do setor.
A cifra aparece em levantamento do Center for Public Integrity,
ONG que se dedica a investigar
questões relativas a ética e transparência no serviço público.
De acordo com o estudo recém-divulgado, foram 2.500 viagens, a
maioria para convenções da indústria realizadas em cidades como Las Vegas, Nova Orleans, Honolulu, Rio e Paris.
Beneficiaram-se da cortesia tanto funcionários administrativos
da FCC quanto os cinco membros
encarregados de votar assuntos
do interesse das empresas de comunicação. A prática de aceitar as
viagens vigorou indistintamente
durante governos democratas e
republicanos.
O atual presidente da FCC, Michael Powell, consta da lista dos
agraciados com passagens e despesas de estadia.
Em entrevista ao jornal "Los
Angeles Times", o diretor-executivo do centro apontou conflito de
interesses no relacionamento
FCC-indústria.
"Os membros da comissão não
deveriam receber dinheiro, ainda
que em forma de viagens, de empresas que estão em busca de desregulamentação", disse Charles
Lewis.
Segundo um porta-voz da FCC,
as viagens permitem que os integrantes ampliem seus conhecimentos e discutam com especialistas. As cortesias seriam um
meio de "economizar dinheiro do
contribuinte".
(RD e RLP)
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