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São Paulo, segunda-feira, 02 de junho de 2003

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Indústria paga viagens da comissão reguladora

DE NOVA YORK

DA REPORTAGEM LOCAL

Funcionários da FCC (Federal Communications Commission), a agência reguladora que pretende abolir uma série de restrições à concentração de propriedade na mídia norte-americana, receberam, nos últimos oito anos, US$ 2,8 milhões em viagens custeadas pelas empresas do setor.
A cifra aparece em levantamento do Center for Public Integrity, ONG que se dedica a investigar questões relativas a ética e transparência no serviço público.
De acordo com o estudo recém-divulgado, foram 2.500 viagens, a maioria para convenções da indústria realizadas em cidades como Las Vegas, Nova Orleans, Honolulu, Rio e Paris.
Beneficiaram-se da cortesia tanto funcionários administrativos da FCC quanto os cinco membros encarregados de votar assuntos do interesse das empresas de comunicação. A prática de aceitar as viagens vigorou indistintamente durante governos democratas e republicanos.
O atual presidente da FCC, Michael Powell, consta da lista dos agraciados com passagens e despesas de estadia.
Em entrevista ao jornal "Los Angeles Times", o diretor-executivo do centro apontou conflito de interesses no relacionamento FCC-indústria.
"Os membros da comissão não deveriam receber dinheiro, ainda que em forma de viagens, de empresas que estão em busca de desregulamentação", disse Charles Lewis.
Segundo um porta-voz da FCC, as viagens permitem que os integrantes ampliem seus conhecimentos e discutam com especialistas. As cortesias seriam um meio de "economizar dinheiro do contribuinte". (RD e RLP)


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