São Paulo, terça-feira, 02 de agosto de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

ÁFRICA

Onda de violência no Sudão após morte de vice-presidente mata 24
Ao menos 24 pessoas morreram ontem na capital do Sudão, Cartum, durante protestos provocados pela morte, em acidente aéreo, do vice-presidente, John Garang. Popular, ele liderou rebeldes no sul do país durante duas décadas, até firmar um acordo de paz com o governo ao qual acabou se aliando.
Garang teve importante participação no acordo de paz celebrado em janeiro, considerado até agora um dos raros processos do tipo bem-sucedidos na África. No último dia 9, foi empossado como primeiro vice-presidente. Ele morreu no último fim de semana, quando o helicóptero em que viajava caiu por causa do mau tempo.
O seu partido, o Movimento pela Liberação do Povo Sudanês, anunciou rapidamente o seu sucessor, que deve ser nomeado oficialmente em duas semanas. Os EUA anunciaram o envio de dois diplomatas para acompanhar o período de transição e o processo de paz.


Texto Anterior: Nuclear: Irã diz que seu projeto atômico está reativado
Próximo Texto: Oriente Médio: EUA criticam prisões de manifestantes no Egito
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.