São Paulo, quinta-feira, 02 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ARÁBIA SAUDITA

Riad reabrirá embaixada em Bagdá

Sérgio Lima - 19.jan.2004/Folha Imagem
O chanceler Faisal, que recebeu Condoleezza Rice em Jidda


DA REDAÇÃO

O chanceler saudita, príncipe Saud al Faisal, anunciou ontem que Riad pretende reabrir sua embaixada em Bagdá, fechada desde a invasão do Kuait pelo regime de Saddam Hussein, em 1990. Os EUA vêem a normalização dos laços diplomáticos na região como crucial para legitimar o governo de Nuri al Maliki no Iraque.
Faisal ainda se disse chocado com as críticas à política de seu país no Iraque, feitas pelo embaixador dos EUA na ONU, e negou que haja financiamento de insurgentes.
O anúncio, que reiterou o apoio saudita aos EUA, foi feito após reunião com a secretária de Estado americana. Condoleezza Rice e o secretário Robert Gates (Defesa) estão em viagem pela região para discutir a situação no Iraque, o processo de paz israelo-palestino e a recém-anunciada venda de US$ 63 milhões em armas a aliados no Oriente Médio.
Faisal disse que a Arábia Saudita pode participar da conferência sobre o processo de paz entre palestinos e israelenses a ser promovida pelos EUA.


Texto Anterior: Ao menos sete morrem em queda de ponte nos EUA
Próximo Texto: Guerra sem limites: Obama defende ataque contra o Paquistão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.