UOL


São Paulo, quinta-feira, 02 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GUERRA SEM LIMITES

Al Qaeda tem novo chefe de operações no golfo Pérsico, crêem EUA
Autoridades dos EUA crêem que Abu Hazim al Shair, 29, ex-guarda-costas do saudita Osama bin Laden, seja o novo chefe das operações terroristas da rede Al Qaeda no golfo Pérsico.
O iemenita Al Shair, que estaria vivendo na Arábia Saudita atualmente, faz parte da nova safra de líderes da Al Qaeda. Jovens terroristas estariam sendo obrigados a assumir postos de comando na hierarquia da rede porque muitos de seus líderes foram capturados ou mortos desde o 11 de Setembro, segundo autoridades americanas.
"Pessoas capazes de substituir os líderes [da Al Qaeda] estão surgindo. Muitos deles já se mostraram capazes de realizar operações planejadas anteriormente", diz um relatório do serviço secreto dos EUA.
Al Shair é apenas um dos inúmeros novos líderes da Al Qaeda que se encontram foragidos, segundo funcionários de agências antiterrorismo americanas. Estes concordaram em discutir o tema, mas exigiram que seus nomes não fossem revelados.
Eles admitiram que há outros novos líderes da Al Qaeda sobre os quais eles ainda não têm informações. A CIA (uma das agências de inteligência dos EUA) e o FBI (a polícia federal dos EUA) só ficaram sabendo, por exemplo, que Khalid Shaikh Mohammed, um dos responsáveis pelo 11 de Setembro, era um dos líderes da rede terrorista bem depois dos atentados.


Texto Anterior: Eutanásia: Médico admite ter matado deficiente
Próximo Texto: Califórnia: Schwarzenegger apresenta plano para governar Estado
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.