São Paulo, sábado, 02 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Número dois da Al Qaeda exorta novos ataques

DA ASSOCIATED PRESS

Em fita de áudio transmitida ontem pelo canal árabe de informações Al Jazira, o segundo maior dirigente da Al Qaeda, Ayman al Zawahiri, exortou a juventude islâmica a tomar a iniciativa de atacar os EUA e seus aliados, em lugar de cometer atentados em resposta a injustiças passadas.
A diferença entre as duas estratégias é sutil, mas pode indicar a adoção, pelo grupo terrorista, da mesma posição de "ataque preventivo" que os americanos incorporaram à sua lógica militar.
A autenticidade da fita não está ainda comprovada, nem o momento em que ela foi gravada. Mas é possível que a voz realmente seja de Al Zawahiri, médico de nacionalidade egípcia que se tornou o mais próximo assessor e confidente de Osama bin Laden.
A Al Qaeda esteve particularmente em evidência no debate de anteontem entre o republicano George W. Bush e o democrata John Kerry, candidatos presidenciais americanos.
"A juventude não deve esperar e precisa desencadear agora atos de resistência, seguindo os exemplos do Iraque, do Afeganistão, da Palestina e da Tchetchênia", diz a gravação.
Ele ainda exortou a atos de "resistência" contra os ocidentais, qualificados genericamente pela palavra "cruzados".


Texto Anterior: Guerra sem limites: Terror mata 25 em mesquita no Paquistão
Próximo Texto: Oriente Médio: Israel mata mais onze no segundo dia da ofensiva militar em Gaza
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.