São Paulo, domingo, 02 de outubro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

AMÉRICA DO SUL

Congresso da Bolívia estuda ampliar mandato de presidente para conter crise
Uma comissão do Congresso da Bolívia começou ontem a avaliar a possibilidade de estender até agosto de 2007 o mandato do presidente provisório, Eduardo Rodríguez, antes do eventual adiamento das eleições presidenciais no país, marcadas para 4 de dezembro.
A possibilidade era examinada pela comissão de Constituição de Deputados como saída para a crise detonada por uma decisão do Tribunal Constitucional (TC) que ordenou ao Congreso modificar as cotas de representação departamental (estadual) de acuerdo com a densidade demográfica das nove regiões do país segundo o censo de 2001. O tribunal julgou inconstitucional o artigo da Lei Eleitoral que serviu de base para marcar a eleição em dezembro.
Senadores esquerdistas acusaram a Casa de querer adiar indefinidamente a eleição num momento em que o líder cocaleiro Evo Morales, do Movimento ao Socialismo, é o favorito.

Texto Anterior: Religião: Islã radical é desafio para igreja, diz cardeal
Próximo Texto: Argélia: Rebeldes islâmicos rechaçam cessar-fogo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.