São Paulo, sábado, 02 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Novo braço direito de Obama assume e é apelidado de Yoda

Metódico e discreto, Pete Rouse cultiva personalidade oposta à de seu antecessor

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O presidente dos EUA, Barack Obama, oficializou ontem a substituição do chefe de gabinete da Casa Branca, Rahm Emanuel. O novo braço direito do presidente é Pete Rouse, 64. Metódico e organizado, é considerado a antítese do antecessor.
Emanuel, 50, deixou o governo para concorrer à Prefeitura de Chicago.
Após aceitar a renúncia, Obama afirmou, brincando, que a substituição foi "o anúncio com menos suspense de todos os tempos" -devido à indicação do nome de Rouse ter sido antecipada pela imprensa americana.
Ele era um dos conselheiros mais discretos do presidente e, frequentemente, é descrito como trabalhador incansável, mais ordenado e metódico que Rahm -mais inclinado à improvisação para resolver problemas.
Os dois foram comparados pela imprensa americana aos personagens de Hollywood Rambo (o veterano do Vietnã) e Yoda (o sábio de Guerra nas Estrelas). Emanuel, ou Rambo, é considerado um osso duro de roer, enquanto Rouse é descrito pelo "New York Times" como "um ator influente, mas discreto, capaz de adular sem utilizar palavras grosseiras".
Rouse assume o cargo em um momento delicado para Obama, que perdeu quase todos os seus conselheiros econômicos momentos antes das eleições legislativas de 2 de novembro.
A posição de Rouse é chave no governo, pois exercerá o controle de quem tem acesso ao presidente, além de estar implicado em todas as atividades do governo.


Texto Anterior: Bin Laden reaparece em versão ecológica
Próximo Texto: Iraque: Coalizão de partidos xiitas anuncia apoio a novo mandato de premiê
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.