São Paulo, sexta-feira, 03 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

EUROPA

Mais um navio colide com o casco de transportador submerso no canal da Mancha

Um cargueiro turco, Vicky, bateu anteontem no casco submerso do transportador norueguês Tricolor, que naufragou no canal da Mancha em 14 de dezembro. Foi o segundo navio a colidir com o casco.
As autoridades francesas que patrulham o local disseram ter avisado o Vicky do perigo. Por isso, uma investigação foi iniciada ontem para determinar se o acidente foi causado por erro humano.
O Vicky carrega 70 mil toneladas de combustível altamente inflamável, o que despertou o medo de um novo desastre ambiental, como o ocorrido com o Prestige, petroleiro que afundou perto da costa atlântica espanhola em novembro. Porém, graças às marés, o navio turco conseguiu desencalhar.
O Tricolor afundou com uma carga de automóveis BMW, Saab e Volvo. Duas semanas depois, um outro navio se chocou com ele. A área dos acidentes fica numa das regiões de tráfego marítimo mais movimentadas do mundo.

Prestige
Enquanto isso, no litoral atlântico sul da França, as autoridades fecharam praias e mobilizaram bombeiros e equipes de limpeza para combater a chegada da "onda negra" do Prestige.
O vazamento do petroleiro, que afundou no dia 19 de novembro, já havia atingido as praias da Galícia, na Espanha.


Texto Anterior: Israel: Pesquisa indica queda do Likud devido a denúncias de corrupção
Próximo Texto: Iraque: "Dia do ajuste de contas" vai chegar, diz Bush
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.