São Paulo, terça-feira, 03 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

IRÃ

Maior partido reformista anuncia boicote à eleição; linha dura mantém posição
O maior partido reformista do Irã, a Frente de Participação do Irã Islâmico (FPII), anunciou ontem que boicotará a eleição parlamentar de 20 de fevereiro próximo, elevando o tom de sua confrontação com a linha dura islâmica. Esta controla, na prática, o poder no Irã, embora o presidente do país seja o reformista Mohammad Khatami.
Os reformistas estão descontentes com a decisão do Conselho de Guardiães, órgão que zela pelo respeito da Constituição no Irã -cujos 12 membros foram apontados pelo aiatolá Ali Khamenei, o líder supremo do país-, de manter o veto à candidatura de mais de 2.000 liberais. O órgão vetara mais de 3.000 pedidos de candidatura.
Mais de 120 parlamentares reformistas renunciaram anteontem em protesto contra a decisão do Conselho de Guardiães. O governo de Khatami pediu o adiamento da eleição, mas seu pedido ainda não foi julgado pelo Conselho de Guardiães.
"Não temos esperança de que haja um pleito justo", disse Mohammad Reza Khatami, líder da FPII e irmão do presidente.


Texto Anterior: Vírus virtual: Empresa tira site do ar após ataque
Próximo Texto: Paquistão: Cientista nuclear que desenvolveu bomba admite venda de segredos para o Irã
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.