São Paulo, quinta-feira, 03 de fevereiro de 2011

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

NORUEGA

Parlamentar indica o site WikiLeaks ao prêmio Nobel da Paz

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS - Um parlamentar norueguês indicou o site WikiLeaks para a edição de 2011 do prêmio Nobel da Paz. O político Snorre Valen, 26, do Partido Socialista, disse que o site de vazamento de informações promoveu democracia, direitos humanos e liberdade de expressão, como o último vencedor, o opositor chinês Liu Xiaobo.
Valen escreveu em seu blog que o WikiLeaks expôs "corrupção, crimes de guerra e tortura", por meio dos documentos secretos disponibilizados.
No ano passado, o site revelou papéis sobre as guerras no Iraque e no Afeganistão e mais de 250 mil documentos diplomáticos americanos reservados de várias partes do mundo, constrangendo Washington ante líderes mundiais.
Os vazamentos causaram ainda atritos entre o fundador do site, Julian Assange, e grandes veículos de imprensa.
Desde anteontem, o jornal britânico que revela os papéis é o "Daily Telegraph", após Assange ter rompido com o "Guardian", que mantinha parceria com o WikiLeaks.


Texto Anterior: Partidários de Aristide protestam em Porto Príncipe
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.