São Paulo, Quarta-feira, 03 de Fevereiro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IMPEACHMENT NOS EUA
Senador quer evitar julgamento para impedir "absolvição" do presidente
Republicano propõe arquivar processo

das agências internacionais

O senador republicano Orrin Hatch, presidente da Comissão de Justiça do Senado, conclamou ontem seus partidários a aprovar o arquivamento do processo de impeachment do presidente Bill Clinton sem uma votação final.
Em artigo publicado no "The New York Times", Hatch afirma que são praticamente nulas as chances de os republicanos (oposicionistas) reunirem os dois terços dos senadores presentes na votação necessários para a destituição do presidente.
Segundo ele, encerrar o caso apenas com uma censura, sem a votação final, "impediria a absolvição de Clinton, que é o que ele busca para sua própria legitimidade histórica".
Outra solução, sugerida pela senadora republicana Susan Collins, seria a realização de uma dupla votação: uma para saber se Clinton é culpado ou não das acusações de falso testemunho e obstrução da Justiça e outra sobre sua destituição do cargo.

Vídeo de Lewinsky
Os senadores assistiram ontem, em salas reservadas do Congresso, ao videoteipe do depoimento dado anteontem pela ex-estagiária da Casa Branca Monica Lewinsky.
Após ver o testemunho, alguns senadores republicanos disseram não ter encontrado nada de novo e, portanto, não vêem necessidade de convocá-la ao Senado.
Outro indício de que Lewinsky não trouxe novas evidências é que, na segunda-feira, os advogados de Clinton preferiram não fazer perguntas a ela - apenas leram uma nota enviada por Clinton expressando arrependimento "por tudo o que ela está passando".
Promotores do processo de impeachment e advogados de Clinton colheram ontem o testemunho de Vernon Jordan (amigo do presidente, que o teria auxiliado a obstruir a Justiça).
Hoje, Sidney Blumenthal, conselheiro do presidente, será a terceira e última pessoa a ser interrogada.


Texto Anterior: Iraquianos rejeitam nova proposta
Próximo Texto: Gephardt desiste de candidatura
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.