São Paulo, Quarta-feira, 03 de Março de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Candidaturas estão definidas

da Sucursal de Brasília

Com a definição, nesta semana, das pré-candidaturas de Bush e Pat Buchanan, o elenco para a eleição presidencial norte-americana de 2000 está praticamente definido.
Buchanan vai, pela terceira vez, fazer o papel de Quixote da extrema direita conservadora. Não tem chances, sabe disso, mas poderá atrapalhar o vencedor, como já fez com Bush em 92 e Bob Dole em 96.
A principal adversária de Bush no seu partido, de modo algum desprezível, será Elizabeth Dole, mulher do candidato de 1996.
Seu papel será histórico: primeira representante do sexo feminino com chances reais de chegar à Presidência. Menos por preconceito social, mais pelas muito melhores condições operacionais de Bush, Elizabeth Dole deve perder.
Bush já sai com 2 dos 4 maiores Estados do país no bolso: seu próprio Texas e a Flórida do irmão Jebb. Além disso, se fizer, como se supõe, uma aliança com o governador de Nova York, George Pataki (que pode ser seu vice), terá três dos quatro grandes Estados.
Trata-se de cacife político para ninguém colocar defeito. Mesmo o vice-presidente Al Gore, seu provável adversário na eleição, há de temer essa vantagem inicial.
Gore está sem adversários de peso no Partido Democrata. O único que poderia ameaçá-lo, seu rival histórico, Richard Gephardt, preferiu a mais realista meta de se tornar presidente da Câmara em 2000, com uma eventual vitória democrata na eleição legislativa.
O ex-governador Bill Bradley é pré-candidato no Partido Democrata. Mas não tem nenhuma chance. É o Buchanan dos liberais.
O vitorioso do duelo dependerá muito da economia. Se continuar bem, Gore é favorito. (CELS)


Texto Anterior: Conheça o governador Bush
Próximo Texto: Espiões dos EUA enganaram ONU
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.