São Paulo, quinta, 3 de abril de 1997.

Próximo Texto | Índice

EUA
Morangos servidos em escolas de seis Estados podem ter passado vírus da hepatite A a crianças e professores
Merenda escolar pode causar hepatite

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
de Washington

Morangos servidos na merenda escolar em seis Estados americanos estavam contaminados com vírus de hepatite tipo A. Dezenas de milhares de crianças e professores podem ter contraído a doença.
Os primeiros sintomas da enfermidade em geral aparecem 28 dias depois de a pessoa ter sido exposta ao vírus. O período de incubação do vírus é de 14 dias. Os morangos contaminados foram servidos há uma semana. Por enquanto, foram registrados 151 casos no Estado de Michigan, Meio-Oeste dos EUA.
Na Califórnia, Costa Oeste, onde se calcula que 9.000 crianças possam estar em risco, injeções de gama globulina começarão a ser oferecidas a partir de amanhã. Outros nove Estados e a capital do país, Washington, receberam morangos da mesma empresa que distribuiu os contaminados, mas, segundo ela, de lotes diferentes.
O tipo A de hepatite é o menos grave dos três mais comuns (o B e especialmente o C são mais sérios). Os sintomas da hepatite A são: icterícia, fadiga, dores abdominais, perda de apetite, náusea e diarréia.
Cerca de 150 mil pessoas por ano contraem a doença nos EUA. Em geral, a recuperação ocorre em seis meses. Em casos muito agudos (em torno de 150 por ano), ela pode provocar a morte.
A contaminação mais frequente se dá por comida com resíduos de excremento humano.
O porta-voz do Departamento da Agricultura, Tom Amontree, disse que o governo federal ordenou a suspendeu a remessa de morangos da Andrew e Williamson Sales, empresa de San Diego, Califórnia, a todos os 17 Estados que costumam recebê-los. A fruta foi importada do México há cerca de nove meses pela Andrew e Williamson e depois processada e congelada por ela nos EUA.
Os morangos foram servidos em saladas de frutas com produtos distribuídos por outras empresas. Uma diretora da Andrew e Williamson, Mary Hagen, disse não saber o que provocou o problema.
"Pode ter ocorrido na fase agrícola ou na de processamento. Estamos investigando", afirmou.
A Andrew e Williamson foi comprada pela empresa Epitope em dezembro passado. Na época, 13 lotes de morangos congelados foram recolhidos antes da distribuição por suspeita de contaminação.
A Epitope é uma das principais fornecedoras do programa de merenda escolar patrocinado pelo Departamento de Agricultura como ajuda aos Estados. Seu presidente, Adolph Ferro, afirma que "a saúde e o bem-estar do público são nosso principal objetivo".
Os seis Estados em que há o risco de crianças adoecerem são: Michigan e Iowa (no Meio-Oeste), Geórgia e Tennessee (no sul), Arizona e Califórnia (no oeste). Os Estados que também receberam morangos da Andrew e Williamson, mas de lotes diferentes, são: Flórida, Nova Jersey, Maine, Nova York e Carolina do Norte (na Costa Leste), Illinois, Indiana, Wisconsin e Dakota do Norte (Meio-Oeste).

Próximo Texto | Índice


Copyright 1997 Empresa Folha da Manhã