UOL


São Paulo, quinta-feira, 03 de abril de 2003

Texto Anterior | Índice

CUBA

Arrastão prende 78 opositores

Fidel quer dissidentes em prisão perpétua

DA REDAÇÃO

A Promotoria de Cuba pediu prisão perpétua para pelo menos dez opositores do governo, de um grupo de 78 presos ao longo do último mês. As prisões, destinadas a abafar a oposição à ditadura de Fidel Castro, foram o arrastão mais brutal contra os dissidentes dos últimos anos.
Os opositores acusam o governo de Fidel de ter aproveitado a guerra no Iraque para realizar as prisões, com agentes de segurança fazendo buscas em casas e confiscando documentos e computadores. Ontem, a Anistia Internacional pediu explicações ao governo cubano. O Reino Unido também chamou o embaixador de Cuba em Londres para expressar sua "decepção" com o fato.
Os julgamentos dos presos políticos deverão ser rápidos e estão marcados para começar hoje. Não se sabe se a imprensa internacional terá acesso a eles.


Texto Anterior: América Latina - Paraguai: Oviedo tem plano para voltar ao poder
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.