São Paulo, terça-feira, 03 de abril de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

UCRÂNIA

Presidente dissolve Parlamento e convoca eleições legislativas

DA REDAÇÃO

O presidente ucraniano, Viktor Yushchenko, favorável a uma maior aproximação com os EUA, dissolveu ontem o Parlamento, de maioria pró-Rússia, e convocou eleições legislativas antecipadas para maio. Os parlamentares se recusam a aceitar a decisão.
O anúncio de Yushchenko ocorreu após meses de disputas com o seu rival, o premiê Viktor Yanukovych. O presidente acusa o premiê de usar métodos "inconstitucionais", ao recrutar integrantes de sua base política.
O objetivo seria atingir 300 cadeiras no Parlamento -o necessário para uma reforma constitucional. A coalizão do premiê hoje tem cerca de 250 das 400 cadeiras.
O ministro da Justiça, Oleksandr Lavrynovych, qualificou de "inconstitucional" a decisão do presidente. O Exército anunciou que seguirá Yushchenko. Manifestantes pró-Rússia protestaram contra a dissolução do Parlamento em Kiev.
O conflito começou depois que 11 parlamentares aliados do presidente migraram para a coalizão do premiê, no mês passado. A Constituição diz que a migração entre coalizões só pode ser feita por partidos, e não individualmente.
Yushchenko chegou à Presidência na chamada "revolução laranja", há dois anos, quando seus partidários denunciaram fraude eleitoral destinada a roubar-lhe a vitória. Mas divergências entre os líderes do movimento acabaram levando os grupos pró-Rússia a obter maioria em eleições parlamentares posteriores.


Texto Anterior: Venezuela: Fuga de ex-governador reabre debate sobre presos políticos
Próximo Texto: Sucessão de Bush: Hillary arrecada US$ 26 mi e bate recorde de campanhas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.