São Paulo, quinta-feira, 03 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CUBA

Em evento oficial, intelectuais pedem reflexão sobre censura

DA REDAÇÃO

Reunidos desde anteontem no oficial 7º Congresso da Uneac (União de Escritores e Artistas de Cuba), intelectuais da ilha fizeram críticas à gestão cultural do regime, convidando a uma reflexão "franca e mais transparente" sobre os "mecanismos de controle e censura".
O chamado à discussão está em um relatório da Comissão de Cultura e Sociedade da Uneac -publicado nos jornais oficiais ontem- e se segue a um trecho em que cobra maior divulgação de obras de artistas cubanos pela imprensa da ilha porque elas revelam, "antes dos discursos", "os problemas mais complexos e escabrosos" da sociedade. Vários escritores cubanos com êxito internacional são vetados na ilha.
O texto, que aponta uma "defasagem" entre o projeto cultural da Revolução Cubana e "as referências" de "amplos setores da população", teve de disputar espaço nas páginas dos jornais oficiais com uma carta de Fidel Castro, substituído no poder em fevereiro pelo irmão Raúl.
Enquanto o relatório diz que proibir o acesso na ilha às novas tecnologias de informação seria "um gesto vazio" e "nos colocaria fora da realidade", Fidel propõe à Uneac refletir a respeito das "promessas" de um tipo de vida dominado por internet, DVDs e Facebook.
"Tudo que fortaleça eticamente a revolução é bom, tudo que a enfraqueça é mau", prega Fidel, que a certa altura, e surpreendentemente, critica o veto de um site na Suécia, quando várias páginas são proibidas na ilha.
Quando assumiu, Raúl prometera consultar o irmão para todas as decisões importantes. Aparentemente, se discorda das últimas medidas do governo, como a liberação da venda de computadores, DVDs e celulares, o Castro mais velho resolveu não escrever sobre elas.
Embora também não comente as medidas, a Uneac parece mais em sintonia com os "ajustes". Elogia a convocação do governo Raúl ao debate, pede participação efetiva e diz que Cuba deve criar "novos consensos", absorvendo quem pensa diferente.


Texto Anterior: Lugo afirma que Lula está aberto a rediscutir Itaipu
Próximo Texto: Equador: Carta propõe vetar base estrangeira
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.