UOL


São Paulo, sábado, 03 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ÁSIA

Para especialistas, caso é o primeiro do tipo confirmado pelo governo do país, após rumores de outras perdas

Acidente com submarino chinês mata 70

DA REDAÇÃO

Todos os 70 tripulantes de um submarino chinês morreram em um acidente na costa do país, provocado por uma falha mecânica durante um exercício militar.
Segundo a agência oficial de notícias chinesa Xinhua, o governo informou que o acidente ocorreu "recentemente" no mar Amarelo (nordeste), perto das ilhas Changsan, sem especificar a data. A embarcação foi rebocada para um porto não identificado.
Analistas militares estrangeiros afirmaram que são raros os acidentes com submarinos em que todos os tripulantes morrem e mesmo assim a embarcação é recuperada. As especulações sobre a causa variam de uma colisão à explosão de torpedos e ao vazamento de combustível.
Apesar das poucas informações, esta é a primeira vez em que o governo chinês anuncia um acidente fatal com um de seus submarinos. "Já houve rumores sobre perda de outros submarinos, mas este é o primeiro acidente fatal de que tenho notícia", afirmou Bernard Cole, especialista em Marinha Chinesa do Colégio Nacional de Guerra, em Washington.
A Marinha, no entanto, não comentou o ocorrido. Segundo a Xinhua, o ex-presidente Jiang Zemin, que dirige as operações militares no país, prestou condolências às famílias dos mortos.

Kursk
O presidente Russo, Vladimir Putin, enviou um telegrama ao presidente Hu Jintao. Em 2000, o submarino nuclear russo Kursk afundou no mar de Barents, matando seus 118 tripulantes.
De acordo com a Xinhua, o submarino chinês tinha o número 361, o que o designa como uma embarcação tipo Ming -construída nos anos 1950 com inspiração em um projeto soviético e usada na patrulha costeira. Especialistas navais crêem que a China possua de 40 a 100 submarinos.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Saúde: Vírus da Sars pode resistir após a "cura"
Próximo Texto: Tragédia: Falta de assistência após tremor provoca revolta em cidade turca
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.