São Paulo, sábado, 03 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Antes de deixar poder, esquerda divulga renda de italianos na internet

DO "FINANCIAL TIMES", EM ROMA

Num último ato da coalizão de esquerda que governa a Itália antes de entregar o país à administração de Silvio Berlusconi, na próxima semana, o vice-ministro das Finanças, Vincenzo Visco, encarregado do combate à sonegação fiscal, autorizou a divulgação na internet de 38 milhões de declarações de renda entregues desde 2005.
Queixas formuladas pela agência de proteção à privacidade e por alguns grupos representativos de consumidores levaram o site a ser bloqueado na quarta-feira. Mas já era tarde: os jornais já tinham feito a festa com as informações, que ainda estavam disponíveis ontem em sites de partilha de arquivos.
Defensores de Berlusconi criticaram Visco por fazer o que consideraram o último ato rancoroso de um governo prestes a deixar o poder.
Funcionários do Ministério das Finanças fizeram pouco caso da crítica, observando que as informações já estavam disponíveis anteriormente a qualquer pessoa que as solicitasse. "É uma questão de transparência e democracia", disse Visco, que proporcionou ao governo de Romano Prodi uma de suas poucas vitórias ao recuperar bilhões de liras em impostos sonegados.
A opinião do vice-ministro parece ter encontrado eco entre muitos italianos. Uma pesquisa on-line do maior jornal diário italiano, o "Corriere della Sera", indicou que 55% das 62 mil pessoas que responderam eram favoráveis à divulgação dos dados.
O humorista Beppe Grillo criticou o governo por violar a privacidade dos cidadãos. Descreveu a divulgação dos dados tributários como um convite à Máfia para selecionar seus alvos.
Críticos de Grillo satirizaram o defensor dos oprimidos em seu próprio blog, chamando a atenção para sua fortuna declarada: 4,3 milhões (R$ 11,3 milhões).


Texto Anterior: Zimbábue anuncia 2º turno para eleições presidenciais
Próximo Texto: Pentágono lança ofensiva na internet
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.