São Paulo, quarta-feira, 03 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PERU

Mineiros entram em greve e bloqueiam estrada no sul

DA REDAÇÃO

Cerca de 2.000 mineiros do Peru, funcionários da empresa Southern Copper Corp., controlada pelo Grupo Mexico, entraram em greve por tempo indeterminado ontem para cobrar melhoria salarial e se opor ao aumento da jornada de trabalho.
Os funcionários bloquearam com pedras a principal estrada da região e a linha férrea que transporta o cobre produzido pela mina de Cuajone y Toquepala ao porto de Ilo, no sul do país.
A polícia foi enviada ao local, mas segundo a Andina, agência oficial de notícias, não houve incidentes.
A paralisação, considerada improcedente pelo governo, é um preâmbulo para a greve geral dos mineiros de todo país, convocada pelo principal sindicato da categoria para 5 de novembro.
Os mineiros da Southern Copper querem um aumento salarial de 11% e exigem que a jornada de trabalho seja mantida em 8 horas diárias.
A mineração, principal atividade do Peru, terceiro maior produtor de cobre do mundo, atravessa um período de expansão turbulento. Com os preços do minério em alta, os trabalhadores querem que as empresas revertam parte dos ganhos em melhorias salariais e de condições de trabalho.
No norte do país, na fronteira como o Equador, ambientalistas e pequenos produtores questionam o projeto de construção de uma gigantesca mina por uma multinacional chinesa. Segundo o grupo, a empreitada porá em risco os rios da região.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Robert Gates inicia busca por base aérea em visita à América Latina
Próximo Texto: Chile: Aprovação de Bachelet atinge nível mais baixo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.