São Paulo, sexta-feira, 03 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AFEGANISTÃO

Chefe da Otan no país propõe ação antinarcotráfico

DA REDAÇÃO

O chefe de operações da Otan -a aliança militar ocidental- no Afeganistão, o general americano David McKiernan, em conferência de imprensa em Washington, defendeu que as forças da aliança realizem operações contra narcotraficantes, que, segundo ele, apóiam a crescente insurgência no país.
"Onde podemos ver uma clara ligação entre traficantes e a insurgência, eu considero uma questão para as forças de segurança, e nós podemos lidar com isso militarmente", afirmou. O Afeganistão é o maior fornecedor mundial de ópio, usado para a produção de heroína.
O general falou ainda da necessidade de reforçar os 52 mil soldados de 40 países que compõem o contingente da Otan no Afeganistão e pediu mais apoio político e econômico.
A exemplo do presidente afegão, Hamid Karzai, ele não descartou dialogar com o Taleban. "Em última instância, a solução será política, e não militar." Na terça, Karzai revelou ter proposto aos sauditas intermediar o contato.


Com "New York Times" e agências internacionais


Texto Anterior: África do Sul: Aids será prioridade da nova ministra da saúde
Próximo Texto: Elo nuclear: Paris anuncia cooperação com a Venezuela
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.