São Paulo, segunda-feira, 03 de outubro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

SÍRIA

Oposição lança conselho nacional para unificar ações contra Assad

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS - A oposição síria anunciou ontem, em Istambul, na Turquia, a criação de um conselho nacional em oposição ao regime do ditador Bashar Assad.
"O conselho atua para dar o apoio necessário para o avanço da revolução e a concretização das esperanças e expectativas de nosso povo para derrubar o regime", declarou Burhan Ghalioune, acadêmico radicado em Paris que leu o manifesto fundador da organização.
O CNS (Conselho Nacional Sírio) reúne os grupos políticos da Síria, em particular os LCCs (comitês locais de coordenação), que organizam os protestos no país, os liberais, a Irmandade Muçulmana -proibida há anos na Síria-, além de curdos e assírios.
Ghalioune explicou que, com a criação do CNS, a oposição síria consegue uma "direção unificada para enfrentar as mortes cotidianas de civis executadas pelo regime". "O conselho rejeita qualquer interferência externa que atente contra a soberania síria."
A presidência do CNS foi atribuída ao acadêmico, e a organização conta com um secretariado-geral de 29 pessoas, que são representantes de sete correntes da oposição.
Desde março, milhares protestam na Síria contra o regime de Assad, que reage com violência. Segundo a ONU, cerca de 2.700 civis já foram mortos.


Texto Anterior: Israel aceita apelo para a retomada de negociações
Próximo Texto: Líbia: Centenas de civis tentam abandonar cidade de ex-ditador
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.