São Paulo, sexta-feira, 03 de novembro de 2006

Texto Anterior | Índice

AMÉRICA LATINA

EUA e Venezuela declaram vitória por solução no CS

DA REDAÇÃO

Tanto os EUA quanto a Venezuela cantaram vitória ontem com a escolha do Panamá como candidato de consenso à vaga rotativa no Conselho de Segurança da ONU.
O embaixador americano, John Bolton, disse que a derrota da Venezuela "cumpriu nosso objetivo principal". "Envolvemo-nos pela ameaça que supunha o obstrucionismo da Venezuela para o bom andamento do CS", afirmou.
O embaixador da Venezuela na ONU, Francisco Arias, disse que a retirada da Guatemala mostra que os EUA "não podem impor sua vontade com prepotência e chantagem".
Por três semanas, Guatemala e Venezuela se submeteram a 47 votações na Assembléia Geral. Nenhum dos dois obteve os dois terços de votos necessários, e ambos deixaram a disputa em favor do Panamá na quarta. A votação que deve endossar o Panamá será na próxima terça.


Texto Anterior: México: Confronto em Oaxaca deixa ao menos 21 feridos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.