São Paulo, terça-feira, 03 de novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BRIGA DE VIZINHOS

Venezuela acusa Colômbia de ação paramilitar no país

DA REDAÇÃO

O governo da Venezuela afirmou que os nove colombianos encontrados mortos no mês passado em um Estado na fronteira com a Colômbia eram "paramilitares em treinamento" no país.
"Treinavam na região para se infiltrar em Caracas e em outras cidades como parte de um plano desestabilizador", afirmou na noite de anteontem o vice-presidente e ministro da Defesa da Venezuela, Ramón Carrizalez.
Os nove colombianos mortos haviam sido sequestrados em território colombiano no último dia 11 por um grupo armado, enquanto participavam de um jogo de futebol amador. Os corpos foram localizados duas semanas depois.
O vice de Hugo Chávez relacionou a suposta ação paramilitar a um "ataque sistemático da Colômbia e do império [EUA]". O governo da Colômbia ligou os crimes ao "terrorismo internacional".
O episódio agravou ainda mais as relações entre Bogotá e Caracas -"congeladas" pela Venezuela desde julho, após o anúncio pela Colômbia do acordo que aumenta a presença militar americana em território colombiano.
Na semana passada, a Venezuela prendeu dois agentes do DAS, a agência de inteligência colombiana, acusados de espionagem no país. No último sábado, a Colômbia deteve um sargento venezuelano no departamento (Estado) de La Guajira.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Justiça: Ex-ditador Reynaldo Bignone vai a julgamento na Argentina
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.