São Paulo, quarta, 3 de dezembro de 1997.




Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Conheça a área mais violenta

da Redação

A Província de Gauteng é a área mais preocupante da violência contra a mulher na África do Sul. A região concentra os principais re cursos econômicos do país (tem 17,1% da população e gera 37,7% do Produto Interno Bruto sul-afri cano), mas também é foco de acentuada turbulência social.
Esse quadro aponta as diferenças de renda como fonte de tensão so cial no país. O subúrbio de Soweto (sigla inglesa para "gueto sudoes te"), próximo à afluente Johan nesburgo, exemplifica a situação de violência.
Junto com o subúrbio vizinho, Alexandra, abriga 5 milhões de pessoas, a maioria pobres, segun do estimativas extra-oficiais. Há 230 escolas e uma universidade. Foi palco de violentos protestos durante o apartheid.
Gauteng abriga ainda as cidades de Pretória (a capital administrati va do país), além de Johannesbur go, o principal centro financeiro. Para atrair investidores, o governo local menciona a taxa de alfabeti zação (92%, segundo dados ofi ciais) e a excelência dos centros de pesquisa (responsável por 60% da atividade científica nacional). (RL)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.