São Paulo, Sexta-feira, 03 de Dezembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Entenda o conflito histórico na Irlanda do Norte

da Redação


A raiz dos conflitos na Irlanda do Norte é político-religiosa. Os protestantes são maioria nos seis Condados que formam a Irlanda do Norte, no nordeste da ilha da Irlanda. Os católicos de lá exigem maior acesso a educação, habitação e previdência social.
A ilha começou a ser cristianizada no século 5. Foi invadida pelos ingleses no século 14 e, no século 17, viu uma intensa imigração de protestantes escoceses.
Os 26 Condados de maioria católica conseguiram autonomia na década de 20 deste século, depois de uma campanha de guerrilha do IRA (Exército Republicano Irlandês), que se transformou no Exército regular do país.
Os seis Condados de maioria protestante (Ulster) ficaram ligados a Londres. No fim da década de 60, a minoria católica do Ulster começou a reivindicar maiores direitos políticos e sociais.
Manifestações foram reprimidas de forma violenta pelo governo protestante. A guerrilha foi revivida com o nome "IRA Provisório", em 1969. Distúrbios levaram Londres a fechar o Parlamento regional e a assumir o governo e a polícia para pacificar a área.


Texto Anterior: Paz: Irlanda renuncia à unificação da ilha
Próximo Texto: População ignora novo governo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.