São Paulo, sexta-feira, 03 de dezembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Após 30 anos, estrela de Davi é descoberta em prédio de Teerã

DE SÃO PAULO

Uma imagem obtida por meio do Google Earth, serviço de mapas do Google, revelou a existência de uma estrela de Davi sobre o aeroporto de Teerã, a capital iraniana.
Até então, ninguém sabia da existência do símbolo da religião judaica em um dos principais prédios da cidade mais importante do Irã.
A mídia local reportou que o aeroporto foi construído por engenheiros israelenses durante o governo do xá Reza Pahlevi, período em que o relacionamento entre os países era muito melhor.
O ambiente em nada se parece com o observado hoje em dia. As provocações de ambos os lados marcam a relação dos povos.
Naquele tempo, havia voos regulares entre Teerã e Tel Aviv. Também existiam diversas transações comerciais entre os países.
Os israelenses vendiam armas para os iranianos e compravam petróleo deles.
Segundo o jornal britânico "Daily Mail", um site iraniano ironizou a recente descoberta, realizada pouco mais de 30 anos depois da construção da estrutura.
"É interessante que, mesmo depois de mais de 30 anos de vitória da revolução (islâmica), a estrela que simboliza os judeus ainda precise ser removida do prédio", disse o site.
Cerca de 98% da população iraniana pratica a religião islâmica.

TENSÃO
Nos últimos anos, a tensão entre os dois países aumentou substancialmente, parte disso em função dos discursos antissemitas do presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad.
Ahmadinejad nega o Holocausto e critica seu uso político pelos israelenses, além de pregar a extinção do Estado de Israel.
As intenções nucleares de Ahmadinejad assustam os israelenses.
Os iranianos dizem que vão utilizar a tecnologia para fins pacíficos, como o desenvolvimento da medicina e a criação de uma rede de usinas nucleares.


Texto Anterior: Palestinos pedem que EUA culpe Israel por colapso de negociações
Próximo Texto: Realeza Britânica: Registros do nome Kate devem crescer devido a casamento
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.