São Paulo, domingo, 04 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IRÃ

"Deus me manteve viva", disse ela, que tem entre 95 e 98 anos de idade

Sobrevivente é encontrada 8 dias após terremoto

DA REUTERS

As equipes de resgate iranianas retiraram ontem mais uma sobrevivente do terremoto que devastou a região de Bam no dia 26 de dezembro.
"Deus me manteve viva", disse Shahrbanou Mazandarani -que, segundo diversas fontes, tem entre 95 e 98 anos de idade.
"Ela não tem um único arranhão no rosto", disse Masoumeh Malek, porta-voz do Crescente Vermelho (a versão da Cruz Vermelha em países muçulmanos), sobre a mulher que ficou mais de oito dias e meio presa sob os destroços.
"Ela está em condições de conversar e responder às nossas perguntas. Quando pergunto algo, ela diz "sim, querida"."
"É um milagre", disse Abdollah Moundehali, do Crescente Vermelho. "Ela estava protegida em um canto por um pedaço de madeira que ficou acima dela."
Mazandarani foi encontrada enrolada em um cobertor. Ela estava em boas condições, apesar da alta improbabilidade de alguém resistir tanto tempo imobilizado entre escombros e sem poder se alimentar nem beber água.
Os três últimos sobreviventes a serem removidos antes dessa mulher haviam sido encontrados na quinta-feira. Segundo especialistas, é extremamente raro que pessoas resistam por mais de três dias nessas condições.

Cães farejadores
A mulher foi detectada por cães farejadores que vasculhavam os restos do edifício em que ela estava na hora que começaram os tremores que atingiram 6,3 graus na escala Richter.
A equipe de resgate precisou trabalhar ininterruptamente durante três horas até conseguir libertá-la. "Ela agora está sob tratamento no centro do Crescente Vermelho e apresenta boas condições", afirmou Malek.
O terremoto matou pelo menos 30 mil pessoas e feriu no mínimo 50 mil. Antes do desastre, Bam tinha uma população de cerca de 180 mil habitantes. Foram destruídas por volta de 90% das edificações da cidade, surgida há 2.000 anos e que está localizada 1.000 km a sudeste da capital, Teerã.



Texto Anterior: Guerra sem limites: Governo britânico prevê mais cancelamentos de vôos
Próximo Texto: Panorâmica - Israel: Exército mata 3 palestinos em conflito na Cisjordânia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.