UOL


São Paulo, terça-feira, 04 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rede planejava atentado a Pearl Harbor, diz jornal

DA REUTERS

A rede terrorista Al Qaeda teria planejado um ataque à base naval de Pearl Harbor, no Havaí, usando aviões sequestrados, segundo reportagem publicada no jornal ultraconservador "The Washington Times". Os alvos potenciais incluiriam submarinos nucleares e navios, segundo o jornal, de propriedade da seita Moon.
Relatórios de inteligência sobre a ameaça à base naval teriam sido enviados para altos oficiais americanos nas últimas duas semanas e coincidiram com as afirmações de que a Al Qaeda estaria planejando um grande ataque.
Os EUA relativizaram a informação ontem, dizendo que ela não foi comprovada. "Havia uma única informação de fonte não-verificada e não confiável que mencionou Pearl Harbor, mas ela não estava relacionada de forma alguma com Khalid Sheikh Mohammed [preso no sábado no Paquistão" e foi considerada de pouca credibilidade mesmo quando chegou", disse à agência de notícias Reuters um funcionário do governo dos EUA familiarizado com o assunto.
Segundo o "Washington Times", a Al Qaeda estaria planejando um ataque a Pearl Harbor por seu significado histórico -os EUA entraram na Segunda Guerra Mundial após o bombardeio japonês à base.



Texto Anterior: Guerra sem limites: Preso da Al Qaeda iria atacar, dizem EUA
Próximo Texto: Oriente Médio: Israel entra em Gaza, mata oito e prende um dos líderes do Hamas
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.