São Paulo, domingo, 04 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

entrevista

Contagem é perigosa, diz brasileiro

DE WASHINGTON

"Ficaremos escondidos o quanto pudermos", diz Fausto da Rocha, cofundador do Centro do Imigrante Brasileiro em Boston. Evangélico e radialista, ele se tornou líder do movimento contra o Censo 2010 entre brasileiros.

 


FOLHA - Qual o seu objetivo?
FAUSTO DA ROCHA - Para nós religiosos, que somos contra o aborto e o casamento gay, o Censo é uma oportunidade de tirar o poder dos democratas e devolvê-lo aos republicanos. A contagem ajuda a fazer a distribuição dos assentos dos Estados no Congresso, e [boicotando] podemos derrubar cadeiras dos democratas.

FOLHA - Como tem sido a receptividade entre brasileiros? ROCHA - A maioria dos documentados é favorável ao Censo. Mas uns 95% dos não documentados aqui em Massachusetts apoiam o boicote.

FOLHA - O governo diz que os dados não podem ser passados a agentes da imigração.
ROCHA - Os EUA já usaram dados do Censo até para fazer campo de concentração de japoneses na Segunda Guerra. Dizem que a lei mudou, mas existe a Lei Patriota, que pode passar por cima de leis de privacidade. Obama diz que quer nos tirar das sombras, mas queremos isso por meio da legalização. Pelo Censo é perigoso. Ficaremos escondidos o quanto pudermos. (AM)


Texto Anterior: Censo enfrenta resistência latina nos EUA
Próximo Texto: Opinião: Deveria haver uma inquisição para o papa?
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.