São Paulo, domingo, 04 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Russo é morto e 4 são seqüestrados no Iraque

Ataque ocorreu em frente à embaixada; em Basra, explosão de carro-bomba deixa ao menos 27 mortos

DA REDAÇÃO

Um diplomata foi morto e quatro integrantes do corpo diplomático russo foram seqüestrados ontem pela insurgência iraquiana em Bagdá.
Segundo nota do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, um grupo atacou um carro do corpo diplomático que estava em serviço durante a tarde de ontem (horário de Bagdá). Não foram revelados os nomes nem os cargos das pessoas envolvidas no caso.
Em outro incidente do dia, a explosão de um carro-bomba na cidade de Basra, no sul do país, deixou ao menos 28 mortos e 62 feridos. Há quatro dias, o premiê iraquiano, Nuri al Maliki, anunciou estado de emergência para desbaratar grupos xiitas que ameaçam a exportação de petróleo na região, onde há forte presença de soldados britânicos.

Marines
O comando dos Fuzileiros Navais dos EUA no Iraque já sabia, dois dias após o incidente, que civis iraquianos foram mortos a tiros por soldados americanos, e não por uma bomba da insurgência, na cidade de Haditha, afirmou o jornal "The New York Times".
Os membros do comando disseram aos investigadores que não viram nada de anormal no ocorrido, diz a reportagem, que cita um oficial marine. Um inquérito militar, ainda não divulgado oficialmente, concluiu que os marines mataram 24 civis -inclusive mulheres e crianças- horas depois de uma bomba ter matado um colega.


Com agências internacionais


Texto Anterior: CPI produziu tabela com Estados mais procurados
Próximo Texto: Canadá: Polícia prende grupo suspeito de terrorismo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.