São Paulo, sábado, 04 de agosto de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prefeito ganha fama por atos extravagantes

DA REDAÇÃO

O prefeito de Bogotá, o filósofo e matemático Antanas Mockus, 49, já se tornou mundialmente famoso por factóides desde sua primeira gestão (1995-1997).
Vitorioso na eleição do ano passado, ele está mais criativo do que nunca. Chegou a contratar mímicos e atores de teatro para entregar flores aos infratores e estimular os motoristas a respeitarem as regras de trânsito. Em janeiro, os moradores de Bogotá tiveram de deixar os carros em casa e só puderam se locomover de ônibus, bicicleta e patins para reduzir a poluição.
Em geral, seus planos estão ligados ao combate à violência. O mais recente deles apareceu no mês passado. Mockus anunciou a imposição de toque de recolher a menores. Sua conquista mais extravagante, contudo, foi obtida na noite de 9 de março, uma sexta-feira: os homens foram banidos das ruas, para que refletissem a respeito do fato de que causam a maior parte dos conflitos em um dos países mais violentos do mundo. Por acaso ou não, a violência caiu naquela noite. A polícia registrou apenas um assassinato -a média é de cinco mortes a cada sexta-feira.
Mockus queria tornar a "noite das mulheres" obrigatória, mas advogados disseram que a medida seria inconstitucional. Mesmo assim, a prefeitura pediu aos homens que quisessem sair que requisitassem permissões especiais. O que acabou mantendo os homens fora das ruas, na verdade, foram mulheres frenéticas, que fizeram muitos homens recuar de certos bairros tomados por festas quase exclusivamente femininas.


Texto Anterior: Colômbia: Rodízio em transporte coletivo pára Bogotá
Próximo Texto: Epidemia: China tenta conter explosão de Aids no centro do país
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.