UOL


São Paulo, segunda-feira, 04 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

INCÊNDIOS

Fogo e calor matam 16 pessoas na península Ibérica e desalojam 10 mil no Canadá
Os incêndios e a onda de calor do verão no hemisfério Norte provocaram ao menos 16 mortes nos últimos dias em Portugal e na Espanha e forçaram a retirada de cerca de 10 mil pessoas no Canadá.
Em Portugal, os incêndios, considerados os piores em 20 anos, deixaram ao menos nove mortos.O combate ao fogo mobiliza 3.000 bombeiros e 400 soldados no país. As regiões mais atingidas são as de Castelo Branco, Santarém, Portalegre e Leiria. Os incêndios destruíram cerca de um terço da área florestal do país e danificaram serviços de infra-estrutura. As altas temperaturas, em torno de 40 , têm espalhado o fogo.
Na Espanha, as mortes foram causadas pela onda de calor. Segundo a rádio estatal RNE, sete pessoas já morreram desde quinta-feira. Várias cidades, sobretudo na Andaluzia, têm registrado as temperaturas mais altas desde que estatísticas começaram a ser feitas. O calor nessa região já chegou a atingir 46ºC.
No Canadá, os incêndios são os piores em 50 anos nas Províncias do Pacífico. A Colúmbia Britânica está em estado de emergência. Além de forçar a retirada de 10 mil pessoas, o fogo já destruiu dezenas de prédios. Não houve mortes até agora.


Texto Anterior: Igreja Anglicana: Nomeação de bispo gay nos EUA é aprovada em primeira votação
Próximo Texto: Paquistão: Explosão mata 47 e fere 150
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.