São Paulo, domingo, 04 de setembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Governo recebeu alerta sobre crack em 1995

DE BRASÍLIA

Em 1995, bem antes de o crack se transformar em epidemia, os EUA recomendaram que o governo brasileiro "se empenhasse em prevenir o agravamento do problema".
O alerta foi feito pela secretária de Justiça norte-americana, Janet Reno, durante encontro com o ministro Nelson Jobim (à época, na Justiça).
"[Janet Reno] Fez 'sugestão respeitosa' em relação ao problema do 'crack' que, segundo ouvira dizer, já estaria se manifestando em São Paulo", diz o relato da reunião encaminhado pelo Itamaraty à embaixada em Washington em janeiro de 1995.
Na ocasião, Jobim ressaltou a intenção do Brasil em trocar experiências com os EUA e se disse disposto a promover um grande debate sobre as drogas.
Jobim e Reno falaram ainda sobre a descriminalização das drogas, medida a que os norte-americanos se mostraram contrários por defender programa de reabilitação obrigatório para usuários.
Os telegramas revelam ainda que Jobim demonstrou interesse nos programas dos EUA de proteção a testemunha e infiltração policial. Também tratam da cobrança norte-americana em relação à legislação brasileira que incentivaria a lavagem de dinheiro da droga ao dificultar a quebra dos sigilos fiscal e bancário.


Texto Anterior: Brasil pedia dinheiro e reclamava de regras
Próximo Texto: Projeto: Folha publica textos da diplomacia do Brasil na internet
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.