São Paulo, sábado, 04 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LUTA ANTIDROGA

Congresso americano amplia benefício a países andinos

DA REDAÇÃO

O Congresso dos Estados Unidos aprovou ontem a extensão de um programa de isenção tarifária que incentiva exportações dos países andinos ao mercado americano. Colômbia e Peru terão o benefício prorrogado por um ano. Equador e Bolívia, por seis meses.
O programa, criado para beneficiar os parceiros americanos na luta antidrogas e que expiraria em dezembro, passou ontem pela segunda vez pela Câmara de Representantes (deputados), após ser modificado no Senado.
A Bolívia pode perder a preferência mesmo antes de entrar em vigor o novo prazo. A aprovação não paralisa o processo de suspensão do país do programa iniciado por Washington na semana passada, que argumentou falha no combate ao tráfico.
Foi o primeiro anúncio concreto de corte de ajuda à Bolívia desde a expulsão, pelo governo Evo Morales, do embaixador americano em La Paz, Philip Goldberg, sob acusação de conspiração, no ponto mais baixo da conturbada relação bilateral.
Anteontem, Morales reforçou a lista de problemas com Washington. O presidente negou permissão para que um avião da agência americana antidrogas, DEA, na sigla em inglês, sobrevoasse o país. Antes, correligionários do boliviano já haviam expulsado representantes do DEA e da Usaid, agência de fomento, da região cocaleira do Chapare.
No caso equatoriano, os seis meses de extensão podem ser renovados por mais seis automaticamente, desde que a Casa Branca não se oponha.
O prazo menor ao país, em relação aos aliados Colômbia e Peru, também é reflexo das relações com Washington. O governo Rafael Correa anunciou que não renovará aos EUA a cessão da base militar de Manta, de onde partem aviões de monitoramento de plantio de coca e rotas de narcotráfico.


Com agências internacionais


Texto Anterior: América do norte: Imigrantes terão que ter vacina de US$ 400 nos EUA
Próximo Texto: Taiwan: Washington quer vender US$ 6 bi em defesa a ilha
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.