São Paulo, terça, 5 de janeiro de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA reúnem grupos apocalípticos

MARCELO STAROBINAS
especial para a Folha

A deportação de Israel de integrantes de uma seita extremista cristã chama a atenção para o crescimento nos EUA do movimento dos evangélicos "pré-milenaristas" -que acreditam que o apocalipse está próximo e que Jesus voltará à Terra no terceiro milênio.
Segundo a revista israelense "The Jerusalem Report", que cita o Centro para Estudos do Milênio da Universidade de Boston, há hoje mais de 10 milhões de norte-americanos seguidores de pregações com esse conteúdo.
Um dos livros que tratam do tema, "The Late Great Planet Earth" (O falecido grande planeta Terra), do evangélico Hal Lindsey, vendeu 28 milhões de exemplares.
Muitas seitas têm sites na Internet, nos quais apresentam manchetes de jornais com fatos que, segundo elas, comprovariam a aproximação da batalha do Armageddon e de um apocalipse nuclear. Em seu web site, o televangelista Jack Van Impe explica que os fatos profetizados no Livro das Revelações da Bíblia estão por acontecer. "Os acontecimentos atuais refletem exatamente as condições previstas ao longo da Bíblia para os últimos dias desta era", afirma.
O Shin Bet e o Mossad, serviços de inteligência israelenses, contam com unidades especiais encarregadas de investigar os planos dessas seitas para o ano 2000. Muitos devem tentar comprar passagem apenas de ida a Israel, convencidos de que viverão seus últimos dias de vida na Terra Santa.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.