UOL


São Paulo, quarta-feira, 05 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

60% nos EUA apóiam uso da força

DA REDAÇÃO

Cerca de 60% dos americanos apóiam o plano do presidente George W. Bush de desarmar o Iraque e fazer uso da força, se necessário, segundo pesquisa divulgada anteontem pela rede de TV ABC e pelo jornal "The Washington Post".
Porém 24% deles têm sérias ressalvas quanto a uma guerra, mesmo apoiando a política de Bush. Cerca de um terço dos americanos (34%) apóia tal política sem restrições enquanto 37% afirmam se opor à política americana.
As razões citadas por quem se opõe ou apóia com restrições a política dos EUA são: a necessidade de suporte internacional ou da ONU, a perda potencial de vidas e o fato de não haver provas que justifiquem uma guerra.

Reino Unido
A resistência à guerra permanece sólida no Reino Unido. Segundo pesquisa do Instituto Mori, 67% dos britânicos se opõem à participação do país em um ataque ao Iraque sem o aval da ONU e sem evidências de que o Iraque esconda armas de destruição em massa. Em janeiro, esse percentual era de 77%.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Atores advertem sobre "lista negra" contra pacifistas
Próximo Texto: Alemães igualam Bush a Saddam
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.