São Paulo, segunda-feira, 05 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

França confisca armas do ETA

DA REDAÇÃO

A polícia da França descobriu ontem uma fábrica de armamentos do grupo separatista e terrorista basco ETA em Saint Michel, localizada no sudoeste do país, perto da fronteira com a Espanha.
Dois supostos membros do grupo foram detidos. Nenhum deles era uma figura expressiva da organização basca.
Na sexta-feira, em outra operação da polícia francesa, foram presos Félix Alberto López de la Calle, conhecido como Mobutu, que atuava como mentor militar do ETA, Félix Ignácio Esparza Luri, chefe de logística do grupo, e Maria Mercedes Chivite Berango, da cúpula da organização.
Entre os armamentos encontrados ontem em Saint Michel havia lançadores de foguetes, pequenos foguetes e bombas.
Após contato com a polícia francesa,o ministro do Interior da Espanha, Ángel Acebes, afirmou: "As primeiras indicações são de que esse é um dos maiores arsenais que o ETA possui no momento".
As ações terroristas do ETA já deixaram 850 mortos desde os anos 60. O governo espanhol chegou a culpar o grupo pelos atentados de 11 de março em Madri, mas depois voltou atrás.
Ações das polícias da Espanha e da França -países onde está a região que o ETA reivindica como país- têm golpeado duramente a cúpula do grupo terrorista nos últimos meses.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Comentário: Com terroristas como "vizinhos", paranóia européia cresce
Próximo Texto: EUA: Bush poderá censurar relatório da comissão do 11/9
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.