São Paulo, sábado, 05 de abril de 2008

Texto Anterior | Índice

DIREITOS HUMANOS

Relatório da OEA critica quatro países

DA EFE

Colômbia, Cuba, Venezuela e Haiti continuam sendo os países do continente onde há mais violações de direitos humanos, segundo relatório divulgado ontem pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), ligada à OEA (Organização dos Estados Americanas).
Além de indicar que a "lista negra" permanece inalterada desde 2006, o documento destaca que a atual crise financeira da CIDH pode comprometer o trabalho da organização.
O caso mais urgente é o da Colômbia, onde "persiste a violência do conflito armado", numa referência às hostilidades entre o governo e as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia).
Na Venezuela, onde o governo proíbe a entrada de missões da CIDH, o relatório aponta para a crescente "criminalização" das manifestações contrárias às autoridades.
O documento também critica o sistema político cubano pelas "restrições aos direitos políticos e à liberdade de expressão".
No Haiti, a CIDH lamenta que a paz e a estabilidade "continuem frágeis".


Texto Anterior: Iraque: EUA renovam contrato com Blackwater
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.