São Paulo, quinta-feira, 05 de junho de 2008

Texto Anterior | Índice

ZIMBÁBUE

Ditadura de Mugabe prende por 8 horas líder da oposição

DA REDAÇÃO

O líder da oposição à ditadura do Zimbábue, Morgan Tsvangirai, 56, permaneceu ontem preso por oito horas. Ele foi interpelado numa estrada, quando se dirigia a um comício para o segundo turno das eleições presidenciais, marcado em princípio para 27 de junho. A polícia o acusou de "violação da segurança pública".
Ele e 14 outros dirigentes do MDC (Movimento por Mudanças Democráticas) foram mantidos numa delegacia da cidade de Lupane, sudoeste do país. Os Estados Unidos protestaram.
Tsvangirai encabeçou a votação do primeiro turno de 29 de março. O ditador Robert Mugabe obteve a segunda colocação, segundo a comissão eleitoral formada por seus partidários. Mugabe, há 28 anos no poder, tem reiterado que não entregará a chefia do Estado à oposição.
O MDC afirma que 58 de seus dirigentes e simpatizantes foram assassinados desde a reabertura da campanha.
O ditador também suspendeu as atividades de organismos assistenciais estrangeiros, acusados pelo vice-ministro da Informação, Bright Matonga, de trabalharem pela candidatura oposicionista.
A Care International negou comportamento partidário e alertou para os riscos de fome caso não consiga encaminhar alimentos a 500 mil zimbabuanos cobertos por seu programa. Cerca de 4 milhões de pessoas dependem da ajuda externa para se alimentar. A Human Rights Watch acusa o Zimbábue de utilizar os gêneros de primeira necessidade como instrumento eleitoral.
O país, que já foi um dos celeiros da África Austral, teve sua economia rural desorganizada pela desapropriação, a partir de 2000, de propriedades pertencentes a fazendeiros brancos. Há falta de leite, carne e trigo. A taxa de desemprego é de 80%, e a inflação anual está em 165 mil por cento.
Tsvangirai já foi preso três vezes -no ano passado foi gravemente ferido por uma surra na prisão- e por duas vezes escapou de atentados.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Argentina: Transportadores bloqueiam estradas e agravam crise rural
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.