São Paulo, segunda-feira, 05 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

GUANTÁNAMO

"Times" diz que EUA liberaram terroristas
O governo americano concordou em entregar no ano passado cinco supostos terroristas detidos na base de Guantánamo, em Cuba, à Arábia Saudita, em troca da libertação por Riad de prisioneiros britânicos. O acordo envolveu os EUA, o Reino Unido e a Arábia Saudita, segundo o diário "New York Times".
A transferência dos sauditas da base de Guantánamo teve inicialmente a resistência do Pentágono, da CIA (serviço secreto dos EUA) e do Departamento da Justiça, segundo disseram ao "Times" funcionários envolvidos no plano.
As agências questionaram se alguns dos prisioneiros não seriam muito perigosos para serem enviados de volta e se as promessas dos sauditas em mantê-los presos poderia ser confiável.
Os prisioneiros sauditas foram transferidos para Riad em maio de 2003. Os cinco britânicos e dois outros detentos na Arábia Saudita foram liberados em agosto. Apesar de o regime saudita ser aliado dos EUA, a maioria dos autores dos atentados do 11 de Setembro nos EUA era saudita.


Texto Anterior: Saúde: Genérico anti-Aids "3 em 1" passa em testes
Próximo Texto: Rússia: Petrolífera russa acusa polícia por confisco
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.