São Paulo, quarta-feira, 05 de julho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

entrevista

"Pediremos a recontagem voto a voto"

DO ENVIADO ESPECIAL À CIDADE DO MÉXICO

O chefe dos assessores de López Obrador, Porfírio Muñoz Ledo, disse à Folha que o esquerdista estuda pedir recontagem "voto a voto". Abaixo, trechos da entrevista. (RJL)

 

FOLHA - Houve irregularidades na apuração? PORFÍRIO MUÑOZ LEDO - Há atas imperfeitas, com rasuras e cálculos errados, pois há muitos chefes de seção semi-analfabetos em rincões do país. Pela lei, essas atas não são enviadas para a apuração preliminar, mas serão contadas a partir de quarta (hoje). Há 3 milhões de votos não contabilizados.

FOLHA - Foi má-fé do IFE?
MUÑOZ -
O instituto não revelou no domingo o resultado da contagem rápida, que nos favorecia, e se ateve à apuração preliminar, que favoreceu Calderón. Após a fala do presidente do IFE, foi veiculado um discurso do presidente Vicente Fox, previamente gravado, pedindo paciência. Acho que houve perda de autonomia do IFE.

FOLHA - Seu partido vai pedir a impugnação da eleição?
MUÑOZ -
Esperaremos que todas as atas sejam conferidas, até sexta. Se houver erros, vamos pedir que abram as urnas, para contar voto a voto. Podemos pedir impugnação.

FOLHA - Poderiam pedir a nova eleição?
MUÑOZ -
Sim. Até 6 de setembro [prazo máximo para ser chancelado o vencedor] temos tempo.


Texto Anterior: Suspeita de erro adia resultado no México
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.