São Paulo, terça, 5 de agosto de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ex-escrava brasileira teria 126

da Redação

A ex-escrava brasileira Maria do Carmo Jerônimo pode ser a pessoa mais velha do mundo, à frente da própria Jeanne Louise Calment.
Maria do Carmo teria nascido em 5 de março de 1871 em Carmo de Minas (sul de Minas Gerais). Teria, assim, 126 anos, quatro a mais que Calment.
O "Guiness Book - O Livro dos Recordes", que faz o registro da longevidade, não a reconhece como a pessoa mais velha do mundo pois diz não ter documentos que comprovem a idade dela, entre os quais a certidão de nascimento.
Escrava até os 17 anos, Maria do Carmo só se lembra do primeiro nome da mãe, Sabina, que pertencia ao capitão da Guarda Nacional Luiz Monteiro de Noronha. O pai, Jerônimo, era um escravo "reprodutor" -por ser forte e sadio, foi escolhido pelos senhores para gerar filhos.
Em 1942, ela se mudou para Itajubá (a 517 Km de Belo Horizonte), onde vive até hoje, a fim de ajudar a criar os 12 filhos do historiador José Armelim Bernardo Guimarães, neto do autor de "A Escrava Isaura", Bernardo Guimarães.
Guimarães teria encontrado Maria do Carmo na cidade de Cristina (MG), onde ela trabalhava como doméstica numa casa de família.
Maria do Carmo nunca quis casar nem ter filhos. Dorme tarde, come e bebe sem restrições.
No carnaval de 1996, ela foi destaque da escola de samba Unidos da Tijuca, do Rio de Janeiro. Ela representou a avó de Zumbi, líder negro homenageado.




Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.