São Paulo, quinta-feira, 05 de agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FOCO

Cadela levada ao Iraque volta com estresse pós-traumático

DE SÃO PAULO

Enviada à Guerra do Iraque aos dois anos de idade, a cadela pastor-alemão Gina tinha como tarefa farejar explosivos quando os soldados entravam numa casa. Nas operações, expunha-se ao estouro de granadas e a bombas de fumaça. Certa vez, seu comboio foi atacado -por sorte, ela escapou ilesa.
Quando, seis meses depois, Gina completou a missão e voltou aos EUA, seus treinadores se espantaram ao notar que ela tremia e endurecia as patas quando levada a qualquer edifício.
O veterinário deu o diagnóstico: Gina estava com transtorno de estresse pós-traumático (TEPT), distúrbio que, dizem alguns especialistas, afeta cães da mesma maneira que humanos.
"Ela tinha todos os sintomas", disse à agência Associated Press o sargento Eric Haynes. "Ela tinha medo de todo mundo."
O TEPT é comum entre quem vivencia situações de ameaça à vida, e seus sintomas incluem pesadelos e nervosismo frequente. Entre animais, porém, é mais difícil diagnosticá-lo, e alguns veterinários evitam o termo.
Apesar disso, o veterinário Nicholas Dodman, da Universidade Tufts, afirma que os cães podem sofrer um distúrbio "que é quase o mesmo, senão o mesmo, que o TEPT em humanos".
Hoje, após um ano de tratamento, Gina está bem melhor. Passeios frequentes com pessoas amigáveis e a volta gradual à vida militar surtiram efeitos.
Graças ao progresso, ela retomou algumas de suas atividades, procurando bombas perto de sua base militar no Colorado. E talvez, diz Haynes, ela possa até voltar a executar tarefas como as do Iraque -o que, porém, levará ao menos um ano.


Texto Anterior: Pedofilia: Bento 16 lamenta ataques contra igreja
Próximo Texto: Brasil quer evitar punição a país violador
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.