São Paulo, sexta, 5 de setembro de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fãs 'acampam' em Westminster

do enviado especial

Dezenas de pessoas já estão acampadas ao longo do percurso por onde o cortejo com o corpo da princesa Diana passará amanhã.
Ontem, 48 horas antes do funeral, cerca de 50 pessoas disputavam o espaço público mais privilegiado do evento: a calçada do outro lado da rua em frente à abadia de Westminster.
"É como se uma pessoa da minha própria família tivesse morrido", disse à Folha Jane Read, 46, sentada na calçada desde às 12h de ontem com sua filha Anna, 16. Jane é cozinheira em um clube de golfe em Bath (oeste do país) e passa férias em Londres. "Não podia deixar de vir", disse, enquanto comia um dos 30 sanduíches que preparou para a espera.
Cerca de 5.000 pessoas continuavam na fila para assinar um dos 36 livros de condolências no palácio Saint James, onde está o corpo da princesa.
Segundo o policial Michael Goodman, cerca de 650 pessoas assinam os livros a cada hora.
Toda a movimentação pública em torno das homenagens à princesa Diana ocorre em uma área menor que à do parque Ibirapuera, em São Paulo.
As filas fazem um ziguezague em frente a Saint James, e as demais concentrações de milhares de admiradores e curiosos estão espalhadas na porta do Palácio de Buckingham, no Saint James Park e na abadia de Westminster.
Dezenas de carrinhos vendem ou distribuem gratuitamente (caso do Exército da Salvação, da loja Harrods e do Serviço Real de Voluntários) sanduíches, sorvetes e refrigerantes a quem passa no local.
Na "serpentina" que orienta a fila, foram colocados pela polícia cartazes indicando quanto tempo as pessoas ainda têm pela frente antes de chegar aos livros dentro do palácio Saint James.
Ontem, a maior atração no local foi a passagem do príncipe Andrew, irmão de Charles. Ele saiu do palácio Saint James numa caminha de pouco mais de 5min até Buckingham em meio à multidão.
Há um mar de flores em frente ao Palácio de Buckingham e junto aos muros de Saint James. O jardim lateral da abadia de Westminster também começou a ser inundado com flores, cartazes e cartões.
Cabos de emissoras de TV foram pendurados em postes improvisados ao redor da abadia e as emissoras autorizadas montaram palanques do outro lado da rua para televisionar o funeral. (PHB e FCz)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.