São Paulo, terça-feira, 05 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

QUESTÃO NUCLEAR

UE e Irã marcam encontro para tentar evitar sanções

DA REDAÇÃO

A União Européia e o Irã chegaram a uma definição preliminar para a realização de uma reunião amanhã em Viena (Áustria) sobre o programa nuclear iraniano.
O encontro é visto como uma das últimas chances para que o Irã escape de sanções por parte do Conselho de Segurança da ONU, depois que a AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica) declarou em relatório que o país não havia cumprido a resolução de parar o enriquecimento de urânio.
Quase ao mesmo tempo, o ex-presidente do Irã Mohammad Khatami (1997-2005) defendeu, em entrevista à CNN, que a negociação é o único meio de resolver o impasse nuclear.
Khatami, que iniciou um giro de duas semanas pelos EUA, negou que o Irã tenha planos de desenvolver armas atômicas. "Nunca foi a política ou a intenção de nenhum setor do governo iraniano produzir armas atômicas."
Ele não terá nenhuma reunião com autoridades americanas, mas participará de uma conferência na ONU. O ex-presidente é o principal representante iraniano a visitar os EUA desde o rompimento de relações entre os dois países, em 1979.
Khatami também defendeu na entrevista que o Irã continue a ajudar o Hizbollah, que definiu como uma organização de resistência.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Bolívia: Oposição rejeita proposta de Morales para a Constituinte
Próximo Texto: Colômbia: Corpo de líder paramilitar é identificado
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.