São Paulo, domingo, 05 de setembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Europeus promovem atos contra líder francês

Protestos denunciam expulsões de ciganos organizadas por Sarkozy

Presidente francês diz que medida pretende melhorar segurança; oposição o acusa de desviar atenções

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Milhares de manifestantes marcharam ontem em várias cidades da França e em outros países europeus para protestar contra o endurecimento da política migratória do presidente francês, o direitista Nicolas Sarkozy.
O maior protesto reuniu cerca de 30 mil pessoas em Paris. Também houve manifestações anti-Sarkozy em Roma, Londres, Madri, Barcelona e Bruxelas.
A mobilização foi convocada por sindicatos, ONGs, partidos de esquerda e artistas para denunciar principalmente a intensificação das expulsões de ciganos orquestrada pelas autoridades francesas nas últimas semanas.
O governo e sua ampla base dizem que a medida é necessária para melhorar a segurança e insinuam que ciganos cometem mais crimes.
Mas os adversários acusam Sarkozy de usar a bandeira da segurança para desviar o foco das atenções de seu impopular projeto de reforma da Previdência.
A liberalização social e econômica do governo francês será alvo de uma nova rodada de protestos nesta semana, que marca a retomada da agenda política após o fim das férias de verão europeu.
Promessas de greves em toda a França prometem afetar inclusive os voos internacionais da Air France.


Texto Anterior: Nova pena: Sakineh é condenada a 99 chicotadas
Próximo Texto: Protesto em Dublin: Blair é recebido com ovada e sapatada em dia de autógrafo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.