São Paulo, domingo, 06 de janeiro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ORIENTE MÉDIO

Arafat pode tentar celebrar Natal ortodoxo em Belém; Israel deve impedir
O líder palestino Iasser Arafat tentará ir a Belém (Cisjordânia) hoje para participar das comemorações do Natal dos cristãos ortodoxos, apesar da proibição imposta por Israel de que ele deixe Ramallah, a poucos quilômetros de distância.
Na celebração do Natal católico, Arafat foi impedido por Israel de ir para Belém. Os israelenses exigem que o líder palestino entregue os responsáveis pela morte de um ministro de Israel em outubro, e afirmam que novamente não será permitida a viagem de Arafat.
Líderes religiosos cristãos afirmaram que farão o possível para Arafat ir a Belém.
Caso o presidente da Autoridade Nacional Palestina tente mesmo viajar e Israel insista na proibição, a tensão poderá se elevar novamente na região, frustrando mais uma vez a missão do enviado dos EUA ao Oriente Médio, Anthony Zinni.
O diplomata busca manter o otimismo sobre a possível retomada do diálogo na região, apesar de Israel ter apreendido anteontem um barco carregado com 50 toneladas de armamentos de origem iraniana que, segundo autoridades israelenses, pertenceria à ANP. Ela nega envolvimento. A principal conquista do enviado dos EUA deve ser a reunião entre autoridades de segurança palestinas e israelenses marcada para hoje.


Texto Anterior: Panorâmica - Foragido: Universidade do Japão contrata Fujimori
Próximo Texto: Eurolândia: Notas de euro de baixo valor estão em falta nas lojas, informa a Comissão Européia
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.