São Paulo, #!L#Domingo, 06 de Fevereiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

The Wall Street Journal
de Nova York

Sobra emprego na Holanda

Enquanto a maior parte do continente europeu sofre com índices de desemprego que passam dos 9%, a Holanda sofre com a falta de mão-de-obra, afirma o "Journal".
Isso se daria, entre outros aspectos, pela velocidade em que a economia do país vem se expandindo -4% entre julho e setembro de 1999; a economia da Alemanha cresceu 1,3% no mesmo período.
Os desempregados no país caíram para 2,7% da população economicamente ativa, o nível mais baixo em 20 anos. Hoje, afirma o diário nova-iorquino, há um número recorde de 197 mil empregos à disposição por causa da falta de trabalhadores qualificados.
Além disso, trabalha-se menos na Holanda do que em outros países desenvolvidos. O holandês trabalha 1.365 horas por ano, contra 1.702 horas em média para os alemães e 1.794 horas para os norte-americanos.
Segundo o diário, outro dos fatores que contribuem para a situação é o acordo entre empresários, sindicatos e governo feito em 1982. Com a economia holandesa ruim àquela época, os sindicatos concordaram em diminuir suas exigências, os empresários em contratar mais e o governo em aliviar as contribuições sociais.
"O sistema não só funcionou, como produziu o que os jornais chamaram de "o milagre holandês", uma combinação de crescimento alto e desemprego baixo que se tornou modelo para outros países", afirma o diário.
Algumas agências de emprego temporário simplesmente não conseguem recrutar mão-de-obra suficiente. "É mais fácil conservar seus empregados do que achar novos", disse Bas Rutgers ao "Journal".
Só o supermercado Ahold, uma das maiores redes varejistas do país, tem vagas para 20 mil pessoas. Os executivos estão tendo de ajudar no trabalho braçal.



Texto Anterior: Multimídia: The New York Times - EUA chamam artistas para atrair recrutas
Próximo Texto: Eleição nos EUA: Vitória dá força financeira a McCain
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.